12 de março de 2020 11h04min - Atualizado em 12 de março de 2020 às 11h04min

Vice-presidente da Amdepro ministra palestra sobre mortalidade em Ji-Paraná

  • A+
  • A-

A vice-presidente da Associação dos Membros da Defensoria Pública de Rondônia (Amdepro), defensora pública Lívia Carvalho Cantadori Iglecias, participou, nesta quarta-feira (11), do Fórum de Proteção e Valorização da Vida de Criança e Adolescente, promovido pela Comissão Intersetorial em Defesa da Criança e Adolescência (CIPDIA), do selo Unicef, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), de Ji-Paraná.

Durante palestra, ocorrida para alunos do Centro Educativo Dom Bosco, Lívia Carvalho fez abordagens sobre a “mortalidade por causas externas de crianças e adolescentes “, onde foram pontuados os fatores de risco para cada tipo.

“Segundo dados do UNICEF , diariamente, 32 crianças e adolescentes morrem no Brasil por violência externa. O número de homicídios de adolescentes do sexo masculino no Brasil é maior, inclusive, do que em países afetados por conflitos, como Síria e Iraque” disse Lívia Iglecias .

Ainda, a defensora pública citou as bases de dados nacionais sobre os grupos mais vulneráveis a sofrerem violência externa letal e suas causas. “ A vulnerabilidade da população infantil juvenil, sujeita à violência letal, surge da recorrente violação de direitos básicos desses meninos e meninas, desde a primeira infância. Não há como mudarmos esse quadro preocupante sem repensar políticas públicas para garantir os direitos desse grupo durante toda sua fase de desenvolvimento”.

Fonte da Notícia: Ascom Amdepro