10 de setembro de 2014 10h18min - Atualizado em 10 de setembro de 2014 às 10h18min

Todos os municípios deverão ter Defensoria Pública

  • A+
  • A-

Para atender à Proposta de Emenda à Constituição 04/2014, que fixou o prazo de oito anos para que todas as comarcas sejam dotadas de Defensores Públicas do Estado (DPE), a Assembleia Legislativa irá promover adequações da Constituição Estadual à Carta Magna Federal. O compromisso foi assumido pelo presidente da Casa, deputado Hermínio Coelho (PSD), na tarde de terça-feira, durante encontro com o presidente da Associação dos Defensores Públicos de Rondônia, André Vilas Boas Gonçalves, acompanhado do vice-presidente, Daniel Mendes Carvalho; e do membro do Conselho Deliberativo, Leonardo Werneck.

Dependendo ainda de quórum qualificado, uma vez que se trata de emenda constitucional, a proposta precisa de no mínimo 16 votos, ou seja, de dois terços dos deputados estaduais para que seja aprovada. Hermínio disse que fará convocação dos parlamentares para que possa reunir o número suficiente de votos para a aprovação da proposta.

CONGRESSO

No encontro, os defensores informaram que nos próximos dias 25 e 26 será realizado em Porto Velho o II Congresso Estadual dos Defensores Públicos Estaduais e III Seminário da Escola Nacional dos Defensores, que têm como painel dos debates a “Defensoria em Movimento”. Participará do evento a presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), Patrícia Kettermann, que ajudou na elaboração da PEC 04, transformada em Emanda Constitucional 809, depois da promulgação. Ela é também fundadora da Escola Nacional dos Defensores.
O objetivo é homenagear a presidente da Anadep com Voto de Louvor e também com a aprovação da proposta de emenda constitucional de adequação à nova legislação. “Vamos aproveitar para promover o encontro de duas pessoas que fizeram muito pela defensoria pública”, disse André Vilas Boas, referindo-se ao deputado Hermínio Coelho e a Patrícia Kettermann.

Além de prever que onde há juiz e promotor, haja também defensor público, a PEC amplia o conceito de Defensoria Pública na Constituição, classificando-a como instituição permanente e instrumento do regime democrático.

Segundo estudo da Anadep, de um universo de 160 milhões de potenciais usuários da Defensoria, apenas 45 milhões têm, hoje, acesso à instituição. O Brasil tem 3,93 defensores públicos para cada 100 mil habitantes. O número ideal, segundo a Anadep, é um defensor público a cada 10 mil pessoas.

RONDÔNIA

O quadro da Defensoria Pública Estadual atualmente é de 58 profissionais, dos quais 32 atuam na Capital, restando 26 para os demais 51 municípios.

Fonte: jornal Diário da Amazônia

Fonte da Notícia: