Leonardo Werneck toma posse como membro titular do Conselho Fiscal da Anadep
O defensor público de Rondônia e ex-presidente da Associação dos Membros da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (Amdepro), Leonardo Werneck, irá tomar posse como titular do Conselho Fiscal da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep). Leonardo será empossado nessa quarta-feira (15), em Brasília (DF), no Centro de Convenções Brasil 21, juntamente com os outros novos membros da diretoria e conselhos consultivo e fiscal. O defensor público de São Paulo Antonio Maffezoli vai assumir o comando da entidade para o biênio 2017/2019. O evento também contará com a presença do presidente da Amdepro, Bruno Balbé.
“A Anadep é a entidade associativa vocacionada à defesa das prerrogativas dos defensores e defensoras públicas, ativos e inativos, de todo o Brasil. Além das prerrogativas, a associação nacional pugna pela concretização dos objetivos da Defensoria Pública brasileira. O cenário atual é muito complexo e desafiador, tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista político. O enxugamento dos serviços públicos e a mudança nas regras previdenciárias podem trazer reflexos negativos aos serviços e aos defensores públicos. Nesse sentido, os desafios da nova gestão são enormes”, ressalta Leonardo Werneck.
Os novos diretores da Anadep foram eleitos em dezembro de 2016, pela chapa “Resistir para avançar – nenhum direito a menos”. O presidente, Antonio Maffezoli, já exerceu a vice-presidência da associação, de 2011 a 2013, e, desde 2010, é defensor público interamericano, responsável pela defesa legal de vítimas necessitadas perante o Sistema Interamericano de Direitos Humanos. O defensor esteve à frente de momentos importantes na história da Defensoria, como o movimento pela criação das Defensorias Públicas de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
A ampliação do acesso à Justiça, a efetivação da autonomia da Defensoria Pública e a valorização da carreira do defensor público são alguns dos desafios da nova diretoria. Conforme o grupo, o fortalecimento institucional é fundamental para prestar assistência jurídica, integral, gratuita e de qualidade a todas as pessoas que dela necessitam.
Entre os principais eixos de trabalho da nova diretoria destacam-se: paridade entre as carreiras do sistema de Justiça; apoio às Associações Estaduais; garantia e afirmação das autonomias, afirmação do modelo público de assistência jurídica integral e gratuita; correta implantação da Defensoria Pública do Amapá; reforma da Previdência; estruturação da Defensoria Pública; promoção e defesa da cidadania e dos Direitos Humanos.
Fonte da Notícia: