8 de novembro de 2017 11h54min - Atualizado em 8 de novembro de 2017 às 11h54min

Defensora pública realiza bate-papo sobre ‘Educação Inclusiva’ e aborda tema do Enem, em Colorado

  • A+
  • A-

A defensora pública Flávia Albaine, do Núcleo de Colorado do Oeste da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO), promoveu um bate-papo jurídico no município sobre ‘Educação Inclusiva’, na terça-feira (7), com acadêmicas de pedagogia da Faculdade de Educação de Colorado do Oeste (Faec). Entre as abordagens estava o tema da última redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): ‘Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil’.

Diversos temas foram tratados durante o debate que contou com posicionamentos das universitárias sobre como os pedagogos podem promover a educação inclusiva nas instituições de ensino. “Precisamos colocar os temas relacionados à educação inclusiva em debate. Esse tipo de bate-papo tem efeitos importantes para a inclusão. Estamos muito satisfeitos com os resultados”, comenta a defensora pública.

“Falamos, por exemplo, sobre a ADI 5357, que decidiu sobre a obrigatoriedade das escolas privadas promoverem a inserção de pessoas com deficiência no ensino regular e promover as medidas de adaptação necessárias sem que o ônus financeiro seja repassado às mensalidades, anuidades e matrículas”, pontua Flávia Albaine, lembrando que os artigos 27 a 30 do Estatuto da Pessoa com Deficiência, que tratam do direito a educação do aluno com deficiência, também foram temas do bate-papo.

Educação Inclusiva e Bullying
Pais e educadores da Escola Estadual Manuel Bandeira debateram, no fim do mês de outubro, o tema ‘Educação Inclusiva e Bullying’. A defensora pública explica que a repercussão foi muito positiva e resultou no convite para a palestra para as acadêmicas da Faec. “Os temas tratados devem ser uma luta de respeito às diferenças ao próximo, aderidas por todos os cidadãos. A Defensoria Pública está de portas abertas para ajudar sobre a questão”, completa.

 

Fonte da Notícia: