16 de novembro de 2017 17h37min - Atualizado em 16 de novembro de 2017 às 18h08min

Temas relevantes para a Defensoria Pública são debatidos no primeiro dia do Conadep

  • A+
  • A-

Temas relevantes foram discutidos, como intolerância religiosa

Levantamento do Ministério dos Direitos Humanos mostra que no Brasil a cada 15 horas uma denúncia de intolerância religiosa é feita pelo ‘Disque 100’. As religiões de matrizes africanas são o principal alvo. Para discutir esta onda de perseguição no país, o XIII Congresso Nacional de Defensores Públicos (Conadep) convidou o gerente de Projeto para Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana da Secretaria Nacional de Políticas Públicas para Povos e Comunidades Tradicionais, Leonel Antonio Monteiro Pinto. O painel aconteceu no Salão Cascaes do resort do Costão do Santinho, em Florianópolis (SC), nesta quinta-feira (16).

Discussões acerca de falsas memórias são destaque no XIII Conadep
O doutor e mestre em ciências criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Gustavo Noronha de Ávila, trouxe um debate inovador para o Conadep, que acontece no Salão Cascaes do resort do Costão do Santinho. Autor do livro “Falsas Memórias e Sistema Penal: a Prova Testemunhal em Xeque”, Noronha de Ávila narrou a relação dos atores jurídicos e explicou como o depoimento dado pelas testemunhas pode dar margens para erros nos inquéritos.

Defensora Pública do Rio de Janeiro vence o concurso de teses
Com o trabalho “incidente de resolução de demandas repetitivas e o papel da Defensoria Pública como porta voz dos direitos dos litigantes individuais na formação da tese jurídica vinculante”, a defensora pública do Rio de Janeiro Cintia Regina Guedes venceu o concurso de teses do XIII Conadep. O certame foi promovido na manhã desta quinta-feira. Este ano, as teses versaram sobre o tema “Defensorar: um olhar sistêmico”. Ao todo foram avaliados 19 trabalhos de oito estados: AM (1), BA (1), ES (2), MG (1), PR (2), RJ (8), RS (2) e SP (2).

Autor do livro “Dias de Inferno na Síria” e “A dama da Liberdade” encerra primeiro dia de atividades do XIII Conadep
Ponto alto da noite de abertura do XIII Congresso Nacional de Defensores Públicos, na quarta-feira (15), foi a palestra magna de abertura “Direitos Humanos: da Guerra da Síria ao Trabalho Escravo no Brasil”, ministrada por Klester Cavalcanti, considerado um dos maiores jornalistas do país.

Ministro do STJ palestra durante abertura do XIII Conadep
O ministro do Superior Tribunal de Justiça Nefi Cordeiro falou, também na quarta-feira (15), durante a solenidade de abertura do XIII Conadep, que ocorre até sexta-feira (17). O evento é uma iniciativa da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) e da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Santa Catarina (Adepesc).

Palestra sobre direito sistêmico e constelações familiares encerra atividades desta 5ª
O juiz de direito do Tribunal de Justiça da Bahia Sami Storch encerrou as atividades desta quinta-feira do XIII Congresso Nacional de Defensores Públicos com a palestra “Direito Sistêmico e Constelações Familiares”. Sami Storch é precursor da constelação familiar no Poder Judiciário. Em 2007, ele começou a utilizar a técnica em seus processos e, desde 2012, vem realizando palestras vivenciais de Constelação Familiar como procedimento prévio às audiências conciliatórias na Vara de Família e na Vara Criminal e de Infância e Juventude.

*Com informações da Anadep.

 

Fonte da Notícia: