O que você sabe sobre prevenção do câncer?
A Fundação do Câncer se empenha, desde 1991, ano em que foi criada, para apoiar as atividades de combate ao câncer, trabalhando na captação de recursos e gestão de projetos em áreas de pesquisa, ensino e desenvolvimento institucional, científico e tecnológico.
A Associação dos Membros da Defensoria Pública de Rondônia (Amdepro) entende que a ausência de informação contribui para a violação ou o não exercício de direitos. A missão da Defensoria é mudar essa realidade. Por isso, a Associação apoia ações como essa, que promovem a disseminação de conhecimento e educação em direitos.
Uma das informações que a Fundação do Câncer publicou diz respeito a fatores de risco e prevenção para câncer, que trata acerca das condições que aumentam as chances de desenvolver essas doenças, o que permite que as pessoas possam evitá-los, melhorando a qualidade de vida e reduzindo as chances de adoecer.
De acordo com a Fundação, os principais fatores de risco são tabagismo, alimentação não saudável e ingestão de bebidas alcoólicas. Radiação, infecções, exposição ocupacional a agentes cancerígenos e sedentarismo também estão relacionados ao câncer. (Leia todas as informações ao clicar aqui)
Direitos do paciente com câncer
A Fundação fez ainda uma explicação sobre a legislação brasileira que assegura alguns direitos aos portadores de câncer. Para isso, fez uma compilação das leis, apresentadas de forma didática para facilitar o entendimento e ajudar na obtenção dos benefícios. Entre esses, o saque do FGTS, a isenção do IPVA e IPI na compra de automóveis para quem tiver limitações decorrentes de alguns tipos de câncer. (Veja o guia completo)
Fonte da Notícia: Ascom Amdepro