19 de março de 2019 18h45min - Atualizado em 29 de março de 2019 às 10h39min

Amdepro convida defensores públicos para doarem 3% do IR ao Fumdicad

  • A+
  • A-

Doações serão repassadas ao Hospital de Câncer de Barretos

Defensor público Roberson Bertone

A Associação dos Membros da Defensoria Pública de Rondônia (Amdepro) convida os defensores para participarem da campanha de doação de 3% do imposto de pessoa física 2019 ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Barretos (Fumdicad). As doações serão repassadas ao Hospital de Câncer de Barretos, para o custeio e manutenção da unidade hospitalar infanto-juvenil. (Veja vídeo abaixo)

“A ideia é contar com a adesão dos defensores públicos rondonienses para engajar o máximo possível neste direcionamento. Vamos direcionar para o fundo de Barretos, que se trata da mesma fundação: a Pio XII. Então é o mesmo que cuida do Hospital de Amor da Amazônia em Porto Velho. O que acaba ajudando as nossas crianças com câncer de Rondônia. Ressalte-se que essa possibilidade de doação de 3% do IR, com restituição posterior, é possível na declaração de modelo completa. Assim, pedimos que, as colegas e os colegas, defensoras e defensores que se valem dessa forma de declaração e, geralmente, já possuem valores a serem restituídos, pratiquem esse simples gesto de amor, que pode ajudar a custear o tratamento de crianças com neoplasia”, informa o defensor público Roberson Bertoni, criador da iniciativa junto à Amdepro.

Roberson também agradeceu a associação por abrir seus canais de comunicação com os colegas associados e frisou que conta com a solidariedade e carinho daquelas e daqueles que possam ajudar. “Só a título de exemplo, o déficit mensal do Hospital de Amor da Amazônia gira em torno de R$ 1,3 milhão, e são ações como essa que ajudam a fechar essa conta. Obrigado e um abraço a todas e a todos”, salientou.

O roteiro para a doação no ato do preenchimento da Declaração Anual de Ajuste Completa é relativamente simples, uma vez que o valor disponível para doação é automaticamente informado pelo sistema da Receita Federal e, uma vez paga a Darf da doação, o próprio sistema a processa.

Atente-se, portanto, ao fato de que é gerado um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) específico para a doação que também deve ser paga juntamente com o Darf do Imposto de Renda (IR), quando devida. Se tiver imposto a restituir, o valor de seu Darf será somado e acrescido de sua restituição. Os passos a serem seguidos durante o preenchimento da Declaração de Imposto de Renda estão a seguir:

1) Após preencher todos os seus dados e informações financeiras, clique em Resumo da Declaração no menu da esquerda;
2) Em seguida, clique em Doações diretamente na declaração – ECA;
3) Clique em Incluir novo;
4) Selecione as opções Municipal / SP / Barretos – 19.011.652/0001-50;
5) O valor disponível para doação é informado pelo próprio sistema, que elabora os cálculos e informa o montante equivalente aos 3% disponíveis para serem doados. Este valor que aparece é, assim, o máximo que poderá ser doado;
6) Após indicar o valor a ser doado ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Barretos, conforme acima explicado, envie sua declaração;
7) Após o envio, localize no menu do lado esquerdo o local onde está o Darf referente à sua doação (Imprimir Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA);
8) Pague o Darf da doação e também o do IR devido, quando for o caso. Em seguida, envie o Darf de doação com o respectivo comprovante de pagamento para o e-mail escritoriosp@hcancerbarretos.com.br, a fim de que seja possível apresentá-lo ao Fumdicad de Barretos e solicitar o repasse à Fundação Pio XII.

Fonte da Notícia: Ascom Amdepro