A Associação das Defensoras Públicas e Defensores Públicos do Estado de Rondônia (ADEPRO) é uma instituição privada sem finalidade lucrativa cujo principal objetivo é a atuação judicial e extrajudicial em defesa dos direitos e prerrogativas de Defensoras Públicas e Defensores Públicos, além da busca pelo fortalecimento da Defensoria Pública do Estado de Rondônia.
Foi fundada em 25 de maio de 2002, com sede no Bairro Arigolândia, em Porto Velho e sua nomenclatura original não contemplava a linguagem inclusiva de gênero, sendo denominada, à época, Associação dos Membros da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (AMDEPRO), cujo nome foi modificado no ano de 2021, no início da atual gestão (2021-2023).
Em 2011, passou a funcionar juntamente com a Defensoria Pública do Estado (DPE-RO), no bairro Pedrinhas, em um prédio onde eram instaladas as secretarias estaduais, hoje Centro Político Administrativo (CPA).
Em 2014, a associação mudou-se para a sede da DPE-RO, que funcionou na rua Padre Chiquinho, nº 913, 3º andar, sala 12, bairro Pedrinhas até o ano de 2021, quando se instalou na nova sede da DPE-RO, que atualmente funciona na Av. Jorge Teixeira, 1722, bairro Embratel, Em Porto Velho.
Sua história também contempla a colaboração com a Defensoria Geral e com os Poderes Públicos em todos os assuntos pertinentes à Instituição, em âmbito local e nacional junto à outras Associações Estaduais de Defensoras e Defensores Públicos, bem como junto à Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), além do estudo dos vários ramos do Direito, sua evolução no plano nacional e internacional, suas semelhanças, diferenças e origem.
Hoje, com 20 anos de fundação, a associação realiza convênios que garantem benefícios às Defensoras Públicas e aos Defensores Públicos associados e a seus familiares, como por exemplo, parceria com empresas que disponibilizem descontos na aquisição de produtos ou serviços, ou até mesmo, em instituições de ensino: faculdades, cursos de especialização, entre outros.