24 de janeiro de 2017 08h03min - Atualizado em 24 de janeiro de 2017 às 08h03min

Amdepro comemora os 102 anos de emancipação do município

  • A+
  • A-

Porto Velho

O município rondoniense de Porto Velho completa, nesta terça-feira (24), 102 anos da sua emancipação e a Associação dos Membros da Defensoria Pública de Rondônia (Amdepro) não poderia deixar de celebrar essa importante data. O município foi criado no dia dois de outubro de 1914, através da Lei nº 757, sancionada por Jonathas de Freitas Pedrosa. Em dezembro do mesmo ano, o governo amazonense nomeou o major do Exército Fernando Guapindaia de Souza como primeiro superintendente (cargo equivalente a prefeito) e este consumou a instalação do município em 24 de janeiro de 1915.

“É importante que, nesta data, todos os pioneiros e os acontecimentos históricos, que agregaram valores à criação do grande e promissor município que temos hoje, sejam lembrados. Nossa esperança é de que, continuamente, vejamos mudanças positivas para a região, que tragam novas oportunidades, na garantia de um futuro melhor aos portovelhenses. Em assim sendo, a Amdepro estará sempre à disposição da sociedade”, destaca o presidente da associação, Bruno Balbé.

Segundo os dados do IBGE de 2013, Porto Velho possui mais de 500 mil habitantes. De acordo com historiadores locais, a identidade dos portovelhenses tem origem dos caribenhos, paraenses e nordestinos, que aqui se instalaram durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) e nos ciclos da borracha.

As comemorações de instalação e criação do município são em dias diferentes apenas por questões formais. A criação é apenas um ato documental. Já a instalação acontece quando há a nomeação de administradores da localidade.

Fonte da Notícia: