15 de fevereiro de 2018 12h46min - Atualizado em 23 de fevereiro de 2018 às 17h15min

Amdepro parabeniza defensores públicos participantes do Defensoria sem Fronteiras

  • A+
  • A-

A Associação dos Membros da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (Amdepro) parabeniza os 45 defensores públicos que participaram do Defensoria sem Fronteiras, em Porto Velho. O programa, encerrado na última semana, analisou 4.401 processos de 3.557 pessoas em situação de custódia.

A presidente da Amdepro, Silmara Borghelot, parabenizou a iniciativa e os serviços realizados pelos defensores públicos. “Rondônia teve a honra de receber esse belíssimo programa. Uma força-tarefa que leva acesso à Justiça e mostra a importância da Defensoria Pública no Brasil e união dos defensores públicos. Com muito orgulho do trabalho desenvolvido pelos colegas, a Associação parabeniza todos participantes”, afirmou.

Pela quarta vez participando do programa, o vice-presidente da Amdepro, Gilberto Campelo, foi um dos seis defensores púbicos de Rondônia e ressaltou a realização do Defensoria sem Fronteiras. “É um programa de suma relevância para o sistema prisional. Além da reanálise processual das pessoas presas, há um repensar sobre o encarceramento em massa e o encarceramento das pessoas menos favorecidas”, disse.

Para o defensor público-geral da DPE-RO, Marcus Edson de Lima, o Defensoria sem Fronteiras trará uma maior humanização para o cumprimento da pena e deixa um legado às instituições do sistema de justiça rondoniense. “A vinda do programa para o nosso estado mostra que a Defensoria de Rondônia está cada vez mais fortalecida. A união de um país inteiro em prol da população carcerária de Rondônia é digna de registro. Isso demonstra a seriedade e solidariedade da Defensoria Pública Nacional”, comentou.

Participação de RO
Além de Gilberto Campelo, também participaram do programa os defensores públicos de Rondônia: Diego Cesar dos Santos, Diego Simão, Leandro Mainardes, Lucas Marcel Matias e Rafael Magalhães.

Números
No total, foram analisados 4.401 processos de 3.557 pessoas em situação de custódia do Estado de Rondônia. Deste montante, foram realizados 3.507 retornos escritos preparados, 268 retificações de pena, além de 236 pedidos para progressão de regime semiaberto e 50 para o regime aberto.

Veja a tabela abaixo com todos os números das atividades realizadas:

*Com informações da Ascom DPE-RO

Fonte da Notícia: