12 de julho de 2018 10h46min - Atualizado em 12 de julho de 2018 às 10h46min

Amdepro participa de mais uma reunião do Movimento Rondônia pela Educação

  • A+
  • A-

Silmara Borghelot assegura o apoio da instituição à iniciativa.

A presidente da Associação dos Membros da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (Amdepro), Silmara Borghelot, participou, na última terça-feira (10), de reunião para fomentar o debate acerca do andamento do projeto Movimento Rondônia pela Educação (MRPE) no estado. O objetivo da iniciativa, promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) em parceria com outras entidades, é diminuir a evasão escolar e profissionalizar estudantes do ensino médio para o mercado de trabalho.

Entre os propósitos do projeto estão zerar o analfabetismo no estado de Rondônia; universalizar o acesso à educação e garantir a permanência em todos os níveis e faixas etárias; aperfeiçoar e inovar as práticas pedagógicas no interior das escolas; promover a qualidade e qualificação dos profissionais de educação; melhorar a infraestrutura física, tecnológica e logística das escolas; modernizar a gestão, aplicação de recursos e os resultados operacionais da educação; e integrar escola, família e sociedade no movimento de melhoria da qualidade da educação, enfatizando o protagonismo dos alunos.

Silmara Borghelot assegura que a Amdepro sempre vai atuar em conjunto com instituições que trabalham em prol da sociedade, principalmente, na otimização da educação à sociedade civil.

No encontro ainda, foi estabelecida a adesão do Movimento Rondônia pela Educação ao Movimento Todos pela Educação, com a participação do representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RO) – parceiro do MRPE, Samuel Silva de Almeida que abordou o Plano Estratégico do MRPE e da coordenadora estadual do Movimento, Raquel Volpato Serbino, que atuou como mediadora no alinhamento das propostas estabelecidas na reunião.

“Manteremos sempre o nosso compromisso de para auxiliar na implementação e avanço dessa importante iniciativa, pois é essencial à educação do estado viabilizar projetos de formação para gestores escolares, promover experiências que diminuam ou erradiquem a evasão escolar e impulsionar a escolaridade básica completa aos cidadãos que, muitas vezes, têm difícil acesso às oportunidades de estudo”, afirma.

Todos pela Educação
Fundado em 2006, o Todos Pela Educação é um movimento da sociedade brasileira, cuja missão é contribuir para que, até 2030, o País assegure educação Básica pública de qualidade a todas as crianças e jovens.

Suprartidário e plural, o Todos Pela Educação congrega representantes de diferentes setores da sociedade, como gestores públicos, educadores, pais, alunos, pesquisadores, profissionais de imprensa, empresários e pessoas ou organizações sociais que são comprometidas com a garantia do direito a uma educação de qualidade para todos.

Rondônia enfrenta atualmente diversas dificuldades na área educacional. O Movimento Rondônia pela Educação surgiu para reverter esse quadro, melhorando a metodologia de ensino, o envolvimento do aluno e participação dos pais no ambiente escolar.

Fonte da Notícia: Ascom Amdepro