9 de dezembro de 2016 13h24min - Atualizado em 9 de dezembro de 2016 às 13h24min

Amdepro participa de reunião e garante apoio ao projeto Rondônia pela Educação

  • A+
  • A-
Bruno Balbé representou a instituição. (Foto: Ascom Amdepro)

Bruno Balbé representou a instituição. (Foto: Ascom Amdepro)

O presidente da Associação dos Membros da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (Amdepro), Bruno Balbé, participou, na manhã desta sexta-feira (9), de reunião para debater o projeto Movimento Rondônia pela Educação. O objetivo da iniciativa, promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) em parceria com outras entidades, é diminuir a evasão escolar e profissionalizar estudantes do ensino médio para o mercado de trabalho.

Entre os propósitos do projeto estão zerar o analfabetismo entre os trabalhadores de Rondônia; integrar a escola, família e sociedade para melhorar a educação; implantar projeto de formação para gestores escolares; reduzir 80% da evasão escolar identificada no Estado; promover experiências que diminuam ou erradiquem a evasão escolar e promover 70% de escolaridade básica completa dos trabalhadores da indústria são as metas anunciadas.

Projeto estimula o desenvolvimento intelectual de jovens e adultos do Estado de Rondônia. (Foto: Ascom Amdepro)

Projeto estimula o desenvolvimento intelectual de jovens e adultos do Estado de Rondônia. (Foto: Ascom Amdepro)

Segundo Bruno Balbé, a Amdepro firmou compromisso para auxiliar na implementação e avanço da iniciativa. “O movimento, lançado pela Fiero, desenvolve melhoria do ensino público, tendo como base a função de sensibilizar os estudantes sobre a importância do processo de desenvolvimento da educação, bem como os gestores, de promover a oportunidade aos cidadãos de Porto Velho, um ensino de qualidade. A Amdepro estará sempre à disposição para consolidar o avanço na educação de Rondônia”, enfatiza.

Na reunião, o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, ressaltou a importância do projeto e das parcerias para a eficácia das ações propostas. “Julgo da maior relevância o grau de consciência que os gestores escolares atingiram em tão pouco tempo, já que estamos trabalhando com dados e indicadores que a própria Seduc produz de forma sistêmica. Nesse curto espaço de tempo conseguimos visualizar pelo menos quais são os pontos que recomendam atenção e os desafios a serem enfrentados nos próximos dois anos, para efetivamente, melhorarmos os indicadores da educação em Rondônia”, pontua.

Movimento Rondônia pela Educação
O projeto chegou a Rondônia após ser aplicado pela Federação de Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Segundo a Fiero, o projeto pretende promover alfabetização aos trabalhadores das indústrias, redução de evasão escolar entre outras metas. O movimento conta com um conselho de governança composto por 25 entidades que aderiram ao movimento desde a efetivação do projeto, na capital, para estabelecerem metas e ações prioritárias para o desenvolvimento da educação estadual.

O Conselho visa acompanhar a evolução das metas do Movimento e os indicadores de educação básica e profissional do Estado de Rondônia, tomando como referência o Plano Estadual de Educação. O objetivo também é propor ações complementares para o alcance das metas e a melhoria dos indicadores educacionais, em regime de colaboração e de articulação entre estado, municípios, instituições de ensino, terceiro setor e indústrias.

 

 

 

 

Fonte da Notícia: