29 de janeiro de 2019 12h27min - Atualizado em 1 de fevereiro de 2019 às 11h08min

Amdepro participa de seminário sobre a visibilidade trans realizado em Porto Velho

  • A+
  • A-

Objetivo do evento foi mostrar a importância de a comunidade trans ser percebida e notada, como possuidora de direitos e deveres

Seminário ocorreu em Porto Velho

A Associação dos Membros da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (Amdepro) participou, no último fim de semana, do “Seminário de Visibilidade Trans”. O evento foi uma iniciativa da Defensoria Pública do Estado (DPE-RO), por meio do Centro de Estudos da Instituição, juntamente com a Procuradoria Regional do Trabalho em Porto Velho (MPT-RO), que cedeu a estrutura de seu auditório em Porto Velho. Ainda teve a parceria do Ministério Público do Estado de Rondônia (MP-RO).

O objetivo do seminário foi mostrar a importância de a comunidade trans ser percebida e notada, como possuidora de direitos e deveres. Além disso, também visou o reconhecido social, bem como seus integrantes conseguirem seguir carreira e, em muitos casos, casar e ter filhos ou adotar.

“A Amdepro, enquanto entidade representante dos membros da Defensoria Pública tendo como uma de suas atribuições institucionais a responsabilidade social, participou do seminário com o intuito de fortalecer e apoiar os direitos da comunidade trans, que, por muitas vezes, vê seus direitos burlados e até mesmo agredidos, por causa do preconceito”, afirmou a presidente da associação Silmara Borghelot.

Para participar do evento, nomes de pessoas trans que figuram em órgãos especializados e em movimentos voltados à comunidade em Porto Velho foram chamados, além de palestrantes que atuam juntamente à comunidade.

Seminário contou com a participação da comunidade trans

No caso das palestras, o evento teve como palestrante o roteirista e diretor do documentário “Close”, Helton Dantas Vilar. O documentário apresenta a vida e o cotidiano de personagens trans presas na Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes, situada em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. Uma unidade destinada a presos GBT (gays, bissexuais e travestis), idosos, deficientes físicos e condenados pela Lei Maria da Penha.

Outro palestrante foi o defensor público Henrique da Fonte Araújo de Souza, chefe do Núcleo de Defesa dos Direitos das Minorias (Nudmin) da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPE-PE).

“Nos dias obscuros de hoje, falar sobre questões trans é ato revolucionário e a DPE de Rondônia teve essa coragem. Participar disso tudo me renova as esperanças. Muito obrigado a todos que contribuíram para o ‘Seminário de Visibilidade Trans’ acontecer e a todos que estiveram presentes nesse dia! Agradecimento especial à população trans rondoniense que compareceu em massa ao evento”, ressaltou o vice-presidente da Amdepro, Gilberto Leite Campelo.

Fonte da Notícia: Ascom Amdepro