Bahia: Adepro participa de palestra regional com o tema “Racismo se combate em todo lugar”

Ligada a pautas relevantes para a Defensoria Pública e à sociedade, a presidenta da Associação das Defensoras Públicas e Defensores Públicos de Rondônia (Adepro), Débora Machado, participou, na quinta-feira (10), do ciclo de palestra regional com o tema “Racismo se combate em todo lugar”. O evento aconteceu em Salvador (BA).
A atividade é um desdobramento da Campanha Nacional iniciada em 2021, que visa fomentar o debate sobre a necessidade de equidade étnico-racial no acesso a direitos e às políticas públicas de pessoas indígenas, negras, quilombolas e povos tradicionais.
A palestra regional teve um debate que contou com a participação do presidente nacional da Central Única das Favelas (Cufa), Preto Zezé, e da socióloga e ex-ouvidora geral da DPE-BA, Vilma Reis. A coordenadora da Comissão Temática da Igualdade Étnico-Racial, Clarissa Verena, mediou o painel.
Preto Zezé trouxe um grito de resistência. “Os racistas que lutem porque vamos passar. Estamos caminhando e avançando e quanto mais nos matam, a gente vai se multiplicando”, defendeu.
Vilma Reis refletiu sobre o caso Moisé, morto no Rio de Janeiro (RJ) por cobrar parte do salário atrasado, e as consequências do racismo. A socióloga também pontuou sobre a campanha como instrumento e um canal para firmar compromissos. “O sentido dessa campanha é um convite. Precisamos de pessoas brancas se comprometendo com a luta e a pauta antirracista e precisamos de Ouvidorias em todas as Defensorias Públicas”, defendeu.
O evento também contou com oficina de turbante e apresentação do grupo Soul Tambor.




Fonte da Notícia: Ascom Adepro