22 de fevereiro de 2022 13h17min - Atualizado em 22 de fevereiro de 2022 às 13h21min

Boletim Adepro: confira iniciativas das Defensoras e dos Defensores Públicos de Rondônia

  • A+
  • A-

A partir de fevereiro, a Associação dos Defensores Públicos de Rondônia (Adepro) traz o Boletim da Adepro, um informativo que traz realizações das Defensoras Públicas e dos Defensores Públicos associados.

ADPF 709 e os direitos ambientais
O vice-presidente da Adepro, Defensor Público Jaime Leônidas Miranda Alves, publicou um artigo no livro “Sustentabilidade e o combate à vulnerabilidade socioeconômica”, organizado pela professora doutora Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza.

O livro traz 22 capítulos desenvolvidos por discentes e docentes vinculados ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciência Jurídica da Univali/Faculdade Católica de Rondônia. Todos os temas tratam de “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”.

A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental n. 709 é uma ação proposta pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), em conjunto com outros seis partidos políticos (PSB, REDE, PSOL, PT, PDT e PC do B), que pretende a criação de barreiras sanitárias, a instalação de sala de situação, a retirada de invasores das terras indígenas, o acesso de todos os indígenas ao Subsistema Indígena de Saúde e a elaboração de plano para enfrentamento e monitoramento da Covid-19.

Justiça sem Fronteiras
A Defensora Pública Flávia Albaine Farias da Costa participou do programa “Justiça sem Fronteiras”, onde falou sobre Inclusão Social e o Combate à Violência Estrutural. O episódio foi ao ar em 10 de fevereiro e pode ser conferido neste link do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=cbMlA1TTThQ

Colunista
Flávia Albaine também é a nova colunista do jornal rondoniense Diário da Amazônia. Quinzenalmente, Flávia irá abordar direitos humanos para pessoas em situação de vulnerabilidade tais quais seus direitos, as violências sofridas e como combater essas violências.

O primeiro artigo publicado abordou a temática do Gaslightting: a violência contra a mulher através da manipulação. Confira aqui: https://www.diariodaamazonia.com.br/gaslightting-a-violencia-contra-a-mulher-atraves-da-manipulacao/

Fonte da Notícia: Ascom Adepro