Campanha “Violência Doméstica: Até Quando Ignorar?” é lançada em Porto Velho com participação da Amdepro
A campanha “Violência Doméstica: Até Quando Ignorar?”, iniciativa da Defensoria Pública do Estado (DPE-RO) e da Associação dos Membros da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (Amdepro), foi lançada na terça-feira (7), no Espaço Tapiri, em Porto Velho. A ocasião também contou com a apresentação do espetáculo teatral “A Arma da Mulher é a Língua”, de Nilza Menezes.
“Refletindo sobre o espetáculo, não sei se a arte é o dom de mexer com as nossas emoções, ou se é o dom dessas atrizes a arte de nos emocionar. Mas essa peça que apresentaram hoje aqui é uma arte fabulosa. É a expressão da cultura que dá o recado que nós queremos dar a sociedade. Creio que foi muito proveitoso inaugurarmos a campanha com essa apresentação”, afirmou Bruno Balbé, presidente da Amdepro, referindo-se à apresentação ocorrida durante do lançamento oficial da campanha.
Bruno também destacou que a campanha será um marco na DPE-RO e que a iniciativa deve persistir por muitos anos. “Em se tratando de violência doméstica, a Defensoria tem o papel de esclarecer às mulheres quais são seus direitos e porque eles devem ser exercidos, especialmente para colocar um fim em qualquer tipo de violência doméstica através do uso dos instrumentos legais existentes”, frisou.
O presidente da Amdepro também ressaltou que a campanha foi inaugurada em grande estilo. “Essa semana vai ser muito proveitosa, uma vez que teremos diversas atividades, e me sinto muito feliz em participar de tudo isso. Aproveito ainda para agradecer a todos os envolvidos, como o Dr. Guilherme, pelo convite de nos trazer para esse trabalho de divulgação da cultura e da Defensoria Pública, que também são funções da Associação”.
O coordenador do Núcleo Maria da Penha da DPE-RO, Guilherme Ornelas, também agradeceu a todos os envolvidos na execução do projeto, que defende os direitos das mulheres. “Gostaria de agradecer a todos que trabalham na Defensoria Pública e ao defensor público-geral, Dr. Marcus Edson, que teve a ideia. Também agradeço o Dr. Bruno, presidente da Amdepro, que também abraçou a ação, que é tão importante, pois trata-se de um trabalho de combate à violência contra as mulheres”, disse Ornelas.
O defensor público-geral, Marcus Edson, foi outro que parabenizou pela realização da campanha em uma noite que ele chamou de “grandiosa”. “É um prazer estar nesse estado de Rondônia e trabalhar com pessoas tão qualificadas como o pessoal da Defensoria envolvido na promoção desse evento, o pessoal da associação, e, principalmente, o Dr. Guilherme, que é um guerreiro na luta dos direitos das mulheres e que incansavelmente e com muito prazer, desenvolve esse trabalho”.
Representando as mulheres no evento, a defensora pública Morgana Carvalho se referiu à Defensoria Pública como uma entidade democrática, principalmente para as mulheres servidoras e para as defensoras públicas. “Agradeço mais uma vez o convite de vocês para eu poder presenciar esse evento tão bonito e tão importante para a nossa cultura”, disse.
Fonte da Notícia: