Defensor público de Cacoal cobra implantação do Sisreg no município
“Vinda deste sistema para o nosso município só tem a contribuir com a população”, diz defensor
O defensor público Roberson Bertone de Jesus participou da 2ª Oficina Sobre a Central de Regulação de Urgência e Emergência (Crue), evento que foi realizado na última semana em Cacoal. Na ocasião, o defensor aproveitou para cobrar a implantação do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) no município, que ainda não conta com o serviço.
O Sisreg é um sistema on-line criado para o gerenciamento de todo complexo regulatório, indo da rede básica à internação hospitalar. Ele visa a humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos.
“A cidade de Cujubim já conta com este sistema e até o momento Cacoal ainda não está assistida pelo Sisreg. A vinda deste sistema para o nosso município e para as demais cidades de Rondônia só tem a contribuir com a população, porque, assim, poderemos consultar o cadastro da pessoa à espera de atendimento médico ou de remédio, tudo online, facilitando a vida desses pacientes”, explica Roberson.
O Sistema Nacional de Regulação é ofertado pelo Ministério da Saúde, que o disponibiliza aos municípios sem custos de implementação, implantação e manutenção. O Sisreg possui três módulos. O primeiro – ambulatorial – controla o funcionamento da Central de Regulação de Consultas e Procedimentos do SUS. O segundo – hospitalar – averigua o funcionamento da Central de Regulação de Procedimentos Hospitalares. E o terceiro trata-se da Autorização para Procedimentos de Alta Complexidade (Apac).
2ª Oficina Sobre a Central de Regulação de Urgência e Emergência (Crue)
Evento realizado em Cacoal para debater as principais demandas da saúde no estado. Além do defensor público Roberson Bertone de Jesus, gestores e secretários municipais também estiveram presentes na iniciativa, em que foi destacada a importância da Crue para a otimização do funcionamento do setor de emergência.
Fonte da Notícia: