Defensora Pública Débora Machado e Defensor Jaime Miranda participam da III Conferência Euroamericana para o Desenvolvimento dos Direitos Humanos em Coimbra, Portugal

A presidenta da Associação das Defensoras Públicas e Defensores Públicos do Estado de Rondônia (Adepro), Defensora Pública Débora Machado, apresentou, recentemente, trabalho em Simpósio, sob a coordenação do vice-presidente da entidade, Defensor Público Jaime Miranda, com o título “O aumento da mortalidade materna em razão da pandemia pelo Covid-19 e o desafio de alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas através da atuação da Defensoria Pública em Porto Velho, no Estado de Rondônia (Amazônia Ocidental)”.
O trabalho apresentado tem relação com a atividade por ela desenvolvida no Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM) no combate ao aumento da mortalidade materna em razão da pandemia provocada pelo Covid-19.
Segundo o Defensor Jaime Miranda, “A pesquisa científica é uma das principais formas de transformação social. Isso, inclusive, consta da Lei Complementar 80/94, que aponta como uma das funções das defensoras e dos defensores a promoção da educação em direitos. Nesse cenário, coordenamos um debate de altíssima qualidade sobre direitos humanos, pandemia e sustentabilidade, que reuniu pesquisas avançadas sobre o tema no eixo Brasil-Portugal. A participação da defensora pública Débora Machado só corrobora o exposto, demonstrando como, cada vez mais, defensores e defensoras, ganham espaço, promovendo a difusão do conhecimento, especialmente em temas relacionados à atividade-fim da Defensoria Pública, em síntese, direitos humanos de pessoa e grupos vulneráveis”, afirmou.
Fonte da Notícia: Ascom Adepro