Defensores destacam ações e programação da DPE no ‘Maio-Verde’
O presidente da Associação dos Membros da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (Amdepro) Bruno Balbé e o defensor público geral Marcus Edson de Lima concederam entrevista para a apresentadora do programa Toda Manhã, Emilli Sousa, que foi ao ar nesta segunda-feira (16), pela Rede TV. O bate-papo foi sobre as ações da Defensoria Pública do Estado (DPE) no chamado ‘Maio-Verde’.
Os defensores ressaltaram que a Defensoria Pública existe para atender os direitos da população, que não tem condições financeiras para contratar um advogado. Segundo Bruno Balbé, muitas vezes as pessoas têm direitos a algum tipo de serviço, mas não têm consciência sobre esta realidade, como é o caso do acesso à saúde, no que tange aos atendimentos médicos e receber remédios da rede pública.
Balbé ainda citou o caso que chegou ao conhecimento da Amdepro sobre a distribuição de água em Porto Velho. Alguns bairros da capital recebem água em um dia e em outro não. Em outros, a água chega somente à noite. “A água é um serviço essencial público que deve ser contínuo e ininterrupto. O contribuinte tem o direito de ter esse bem a todo o momento, salvo alguma situação excepcional”, alertou.
O defensor público geral também enfatizou que a Defensoria está à disposição da população. Destacou ainda o mutirão de audiências de conciliação que será realizado na sexta-feira (20), na zona leste de Porto Velho. “O nosso objetivo é facilitar a vida dos cidadãos, evitando processos judiciais”, afirmou.
Marcus mencionou o I Seminário da Defensoria Pública de Rondônia, que será realizado nos dias 18 e 19 desta semana. Também comentou sobre a participação dos defensores na Ação Global, marcada para o próximo sábado (21).
Fonte da Notícia: