16 de setembro de 2016 12h00min - Atualizado em 16 de setembro de 2016 às 12h00min

Defensores podem sugerir tema para Campanha Nacional da Anadep 2017

  • A+
  • A-
Tema de 2016 foi "Acesso à Saúde"

Tema de 2016 foi “Acesso à Saúde”

A Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) está recebendo sugestões de temas para a Campanha Nacional de 2017. A iniciativa é realizada há sete anos, em parceria com as Associações Estaduais, entre elas a dos membros da Defensoria Pública de Rondônia (Amdepro), e Defensorias Públicas dos Estados, todo mês de maio – mês do defensor público.

A campanha tem por objetivo apresentar aos diversos setores da sociedade (população, parlamentares, imprensa e outros) o papel da Defensoria e o trabalho do defensor público como agente de transformação social. A partir da escolha de um tema são desenvolvidas uma série de ações para trabalhar a iniciativa nacionalmente como palestras de educação em direitos, cursos, mutirões e sessões solenes.

A definição da temática para a Campanha Nacional é feita sempre de forma democrática, seguindo as sugestões dos defensores públicos de todo o país. Os temas são escolhidos durante as edições do Congresso Nacional dos Defensores Públicos. Em 2013, ficou definido que os Congressos serão bianuais. Desta forma, no ano em que não houver congresso, as definições sobre a Campanha ocorrerão durante as Assembleias Gerais Extraordinárias (AGEs) da Anadep.

Para tornar a escolha ainda mais democrática, a Associação Nacional solicitou aos presidentes das Associações Estaduais, os defensores públicos-gerais; os coordenadores das Comissões Temáticas da Anadep e os assessores de comunicação das Associações Estaduais e das Defensorias Públicas enviem até o dia 23 de setembro sugestão. Cada entidade poderá indicar no máximo dois temas para a seleção.

Os defensores filiados à Amdepro podem enviar suas propostas de temas para o e-mail secretaria@adepro-ro.org.br, com o título “Campanha Nacional 2017”, até 21 de setembro. As sugestões serão encaminhadas à a Associação Nacional, que, a partir do dia 23 deste mês, avaliará os três principais temas sugeridos (temas trabalhados em campanhas anteriores serão descartados). Após a formação de uma lista tríplice, a Anadep dialogará com o Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege) sobre a escolha do tema. Na AGE de novembro será votado o tema definitivo.

Confira o histórico das Campanhas Nacionais:
2008 Defensor Público: Agente de Cidadania
2009 Defensoria Pública para quem precisa – Justiça para todos
2010 Defensoria Pública pelo direito à moradia
2011 Defensores Públicos pelo Direito da Criança e do Adolescente
2012 Ensinar, prevenir, conciliar: Defensores Públicos pela garantia extrajudicial dos direitos
2013 Defensores Públicos pelo Direito de Recomeçar
2014 Defensor Público: transformando a causa de um em benefício de todos
2015 Defesas Coletivas – Defensor Público: transformando a causa de um em benefício de todos
2016 Acesso à Saúde: Garantir o seu direito é nosso maior feito

Fonte da Notícia: