Defensor público garante atendimento no João Paulo II a paciente com taquicardia
Doente chegou a ser ingressado em duas unidades de saúde, que não tinham equipamentos adequados para atender o caso
A Defensoria Pública do Estado (DPE/RO), na missão de defender os direitos da população, obteve junto ao Poder Judiciário, medida liminar, a fim de assegurar a vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Pronto Socorro João Paulo II a um assistido que apresentou taquicardia e necessitava de internação. O fato ocorreu na madrugada desta sexta-feira (22), quando o defensor e vice-presidente da Associação dos Membros da Defensoria Pública de Rondônia (Amdepro), Diego de Azevedo Simão, se prontificou a atender o plantão da DPE, requisitado pela família do paciente.
“Faz parte da nossa função atender os cidadãos do nosso estado, para que sejam garantidos todos os direitos das pessoas que necessitam da Defensoria Pública. Um paciente que precisa de atendimento médico de urgência não pode esperar, uma vez que isso pode colocar a sua vida em risco”, alertou Diego.
A família do doente acionou o plantão da Defensoria, após não conseguir o atendimento necessário na Policlínica Osvaldo Cruz (POC) e, mais tarde, na Unidade de Ponto Atendimento (UPA) da zona leste de Porto Velho. Ele foi ingressado nas duas unidades de saúde, mas os locais não tinham os equipamentos necessários para assegurar o atendimento ao paciente.
Assim sendo, sua família acionou o plantão da Defensoria que formulou um pedido, prontamente deferido pelo Poder Judiciário, para garantir que ele fosse transferido da UPA para o João Paulo II. O fato foi concretizado e o doente recebeu o atendimento adequado para a preservação da sua saúde.
Fonte da Notícia: