Destemido Pioneiro: “Apesar das dificuldades do início, gostei muito de trabalhar na DPE”, diz defensor aposentado José Hugo

A Associação dos Membros da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (Amdepro) divulga a terceira matéria do Projeto Defensoras e Defensores Destemidos Pioneiros para contar a trajetória das associadas e associados pioneiros do estado, buscando valorizar a luta de quem criou as bases de nossa atuação associativa e institucional. A conversa foi com o Defensor Público aposentado José Hugo, o Zé Hugo como é mais conhecido, que lembrou as dificuldades enfrentadas no início da instituição.
Formado em Direito no ano 1984 pela Universidade Santa Úrsula do Rio de Janeiro (USU). Começou a trabalhar na Fundação de Assistência Judiciária de Rondônia em 1985, antes de se tornar Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO). “Em grupo pequeno tomei posse. A sede era no Fórum Rui Barbosa, depois, fomos para perto da sede da Ferrovia Madeira Mamoré, onde é a Prefeitura de Porto Velho”, lembra Zé Hugo.
O Defensor Público comenta como foi o processo de seleção para admissão na Fonajur. “Foi uma entrevista com governador do estado, Jorge Teixeira de Oliveira, o Teixeirão”, afirma José Hugo, lembrando que teve que comprar todo material de trabalho ao iniciar os trabalhos.
“Minha primeira lotação foi no Juizado de Menores de Porto Velho, em um prédio ao lado da Centra de Flagrantes, onde passei cerca de 10 anos. Em seguida, fiquei cerca de 2 anos na Vara da Família. Também na capital, atuei na Casa da Cidadania, onde fui chefe de repartição, atuando junto ao Ministério Público, no atendimento ao público sobre família, com assistentes sociais e estagiários”, ressalta José Hugo.
O Defensor também atuou em Ji-Paraná. “Em 2002, cumulando Shopping Cidadão com atuação no Fórum Cível. Morava em hotel. Nessa época foi bem difícil. Almoçava em restaurante e comia cachorro quente no jantar, levava processos e trabalhava no hotel rascunhando petição à noite. Fiz muitos amigos e apesar das dificuldades e de trabalhar muito, gostei muito”, diz.
Já em 2003 voltou para Porto Velho. “Voltei a atuar na área de família, Casa da Cidadania e Shopping Cidadão até me aposentar em meados de 2010”, completa.
Fonte da Notícia: Ascom Amdepro