19 de março de 2018 10h23min - Atualizado em 19 de março de 2018 às 15h04min

DPE de Cacoal luta em defesa de Casa de Acolhida que conta com doações para se manter

  • A+
  • A-

DPE de Cacoal conquista direitos à assistidos, em Cacoal.

O Núcleo de Cacoal da Defensoria Pública de Rondônia continua atuando na defesa dos direitos e do bem-estar das pessoas que vivem na Casa de Acolhida São Camilo, no município. Uma das maiores batalhas que a Defensoria enfrentava era conseguir fraldas geriátricas por meio da rede pública. O Núcleo da DPE de Cacoal já conquistou esse direito!

A instituição São Camilo atende cerca de 72 pessoas que ficam de forma permanente no local. O público-alvo são moradores de rua doentes, acamados, idosos de idade avançada, doentes físico e mental, e os que não respondem mais pelos seus atos.

Em outubro de 2017, o Defensor Público atuante no Núcleo da DPE em Cacoal, Roberson Bertone de Jesus, juntamente com a equipe da DPE, realizaram entrega de cestas básicas à entidade beneficente. Na oportunidade, constatou-se que idosos e pessoas com deficiência estavam aguardando por cirurgias pelo SUS há algum tempo, bem como careciam de melhor atendimento e de serviços na área de saúde.

Ações da Defensoria Pública

No encontro, foi feito o levantamento de diversas demandas da instituição.

Nesse contexto, o Núcleo da DPE se empenhou em vindicar ações na área da saúde. Na busca por respostas, promoveu uma reunião, em novembro do ano passado, entre a Secretária Municipal de Saúde, a Procuradoria do Município, a Gerência Regional de Saúde e a direção da Casa de Acolhida.

A São Camilo apresentava demandas de suporte à saúde e condições básicas necessárias para o bem-estar na Casa. Uma situação que não pode ser ignorada pela comunidade jurídica na promoção e defesa dos direitos humanos dessa população vulnerável.

Essa semana, o Defensor Público concedeu entrevista à imprensa local, na intenção de divulgar o trabalho e conquista da DPE em favor das pessoas que residem no local.

Segundo Roberson Bertone, a DPE busca a garantia de um atendimento humanizado que responda a necessidade dos assistidos e que garanta acesso qualificado à população hipossuficiente.

“Nossa missão é de não ficar apenas com demandas espontâneas, que seriam aquelas em que o assistido se dirige à sede da Defensoria. E sim, que nós, verificando que existem entidades e pessoas em situação de vulnerabilidade, que precisam de assistência em qualquer aspecto, dar a força necessária e procurar assisti-los onde se encontram”, destaca o Defensor Público.

Algumas demandas já foram atendidas!

Após ações da Defensoria, as demandas vêm sendo atendidas.

Atendendo ao pedido da Defensoria, a Secretaria Municipal dispensou atendimento mais fraterno para a Casa São Camilo, a fim de promover uma assistência de forma mais próxima e digna aos assistidos.

Agora, o cadastramento das demandas dos idosos, acamados e demais, é realizado via malote, sem a necessidade de um servidor se dirigir ao órgão responsável e aguardar o atendimento presencial.

Além desse pleito, junto à equipe da Saúde da Família foi garantido um atendimento mais efetivo às demandas do local. Ainda na questão da saúde, após uma ação da DPE de Cacoal, mais de 20 mil reais em fraldas geriátricas foram disponibilizados para dezenas de pacientes, pelos próximos seis meses.

“A Defensoria, por meio da equipe de Cacoal, tem se sensibilizado e motivado em atuações mais pró-ativas e, graças a Deus, tem obtido retorno satisfatório”, finaliza o Defensor Público Roberson Bertone.

Fonte da Notícia: