15 de maio de 2019 18h07min - Atualizado em 15 de maio de 2019 às 18h15min

III Congresso da Defensoria Pública tem apoio da Amdepro; inscrições abertas

  • A+
  • A-

A Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO), por meio do Centro de Estudos da instituição, irá promover no próximo dia 17 de maio, o III Congresso da Defensoria Pública. O evento reúne grandes nomes do Direito brasileiro para debater temas relativos à instituição, como a defesa das pessoas em situação de vulnerabilidade, a atuação e a carreira dos defensores públicos. A iniciativa conta com o apoio da Associação dos Membros da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (Amdepro) e do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege).

O III Congresso da Defensoria Pública será em alusão ao 19 de maio, Dia Nacional da Defensoria Pública, data escolhida por marcar a morte do francês Ivo de Kemartin, doutor em Direito, Teologia, Letras e Filosofia, conhecido por defender os pobres, órfãos, viúvas e todos os que eram considerados necessitados no século XIV e, também, pelo mês de maio, que marca o Maio Verde (mês da Defensoria Pública).

O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) Amilton Bueno de Carvalho será um dos palestrantes. Amilton é professor da Escola Superior da Magistratura do RS e doutor Honoris Causa pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis; liderou o movimento do Direito Alternativo Brasileiro (anos 1990); autor, coautor e tradutor de diversas obras, entre elas, Direito Alternativo na Jurisprudência (1993).

O juiz de direito titular da Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) ), Luís Carlos Honório de Valois Coelho, também irá ministrar palestra no congresso. Luiz Carlos é mestre e doutor em criminologia e direito penal pela Universidade de São Paulo (USP), largo de São Francisco; pós-doutorando em criminologia pela Universidade de Hamburgo, Alemanha; membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim) e da Associação de Juízes para a Democracia (AJD).

O defensor público do estado do Rio de Janeiro (DPE-RJ), com atuação no Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal (STF), Pedro Paulo Lourival Carriello também será outro palestrante.

Doação de livros
Para participar do III Congresso da Defensoria Pública será necessário realizar a doação de um livro, independentemente do título. A doação será destinada ao projeto “Defensores da Leitura”. Os livros serão reunidos pela equipe da DPE-RO e destinados a instituições e bibliotecas públicas.

“Muitas pessoas tem aquele livro que está encostado, guardado e não sabem mais o que fazer com ele. Com as doações,podemos destinar as obras a locais que promovam a leitura”, afirma o diretor do Centro de Estudos da DPE-RO, Gilberto Leite Campêlo.

Inscrições
As inscrições para o III Congresso serão realizadas até o dia 17 de maio pelo link: https://bit.ly/2JdQwj1. Para mais informações, é só entrar em contato pelo telefone (69) 9.9307-4778 ou pelo e-mail centrodeestudos@defensoria.ro.def.br.

Fonte da Notícia: Ascom Amdepro