8 de agosto de 2014 15h48min - Atualizado em 8 de agosto de 2014 às 15h48min

JUSTIÇA ITINERANTE NO BAIXO MADEIRA

  • A+
  • A-

10534160_10204373821728410_2566986766914906244_nA Operação Justiça Rápida Itinerante atendeu, entre os dias 25 de julho a 06 de agosto, a população ribeirinha do Baixo Madeira (Demarcação, Calama, Ressaca, Papagaios, Conceição do Galera, Santa Catarina, Tirafogo, Nazaré, Terra Caída, São Carlos e Cujubim Grande). A iniciativa organizada pelo Tribunal de Justiça de Rondônia e coordenada pela Juíza Sandra Silvestre, em parceria com a Defensoria Pública, Ministério Público, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exercito brasileiro e Tribunal de Contas, tem como objetivo levar a justiça àqueles que não dispõem de meios para acessá-la.

Casos simples, mas que significam muito para quem não tem recursos, são resolvidos em audiências de conciliação realizadas no Barco da Justiça. Este ano a maior parte dos moradores procurou auxílio referente aos problemas gerados pelas enchentes do Rio Madeira, como cadastro para recebimento de aluguel social, cestas básicas, água potável e outros itens fornecidos pelo Poder Público municipal e estadual.

Acompanhando a ação, o Defensor Público Rafael de Castro Magalhães, membro da AMDEPRO, disse que “a oportunidade de participar da operação na região do Baixo Madeira foi muito gratificante, uma experiência pessoal e profissional sem tamanho, principalmente num momento tão delicado na vida das pessoas que moram nessas localidades”. Rafael lembra que a Defensoria Pública sempre foi parceira do Tribunal de Justiça na operação Justiça Rápida, tendo em vista que as principais pessoas beneficiadas são aquelas que não dispõem de recursos para se deslocar até o centro da capital. “Caminhamos pela comunidade e vimos de perto os estragos causados pelas águas, e percebemos o quanto é importante o apoio de Poder Público neste momento difícil de reconstrução”, frisou o defensor.

Fonte da Notícia: