10 de maio de 2018 17h50min - Atualizado em 15 de maio de 2018 às 18h09min

Maio Verde: Amdepro e Uniron realizam roda de conversas sobre direitos humanos, nesse sábado (19)

  • A+
  • A-

Em comemoração ao Dia da Defensoria Pública, a Associação dos Membros da Defensoria Pública de Rondônia (Amdepro) realiza, no próximo dia 19 de maio, a terceira edição da Roda de Conversas sobre Direitos Humanos (na Uniron). A iniciativa visa discutir os desafios, oportunidades e tendências dos Direitos Humanos, além de propor aos acadêmicos participantes um momento de reflexão como futuro profissional da área diante de situações que envolvam a Defensoria Pública. As atividades estão programadas para iniciar às 8h30, no auditório da Faculdade Uniron – Unidade III, localizada no Porto Velho Shopping.

A ação é promovida junto com a União das Escolas Superiores de Rondônia – Faculdade Uniron e conta com apoio da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO). A coordenação acadêmica do evento é feita pelo Defensor Público, Fábio Roberto de Oliveira Santos, em conjunto com a coordenadora do curso de Direito da Uniron, Alessandra Celestino de Oliveira.

“O objetivo das rodas de conversas, realizadas na Uniron em cada semestre, é reunir os alunos para discutir temas importantes sobre Direitos Humanos a partir da visão defensorial. Isso além de estabelecer uma relação interinstitucional entre os Defensores Públicos, os docentes e discentes, verdadeira simbiose intelectual, promove a educação em direitos humanos e a construção da formação humanitária dos futuros pensadores da ciência jurídica”, afirma o Defensor Público Fábio Roberto.

Além dos objetivos científicos acima citados, Fábio Roberto destacou que a roda de conversa também é uma estratégia de arrecadação de alimentos para instituições sociais da capital, pois todo o alimento colhido será revestido em doação.

Segundo aponta a presidente da Amdepro, Silmara Borghelot, é de extrema importância para a Associação promover ações que fomentem a reflexão e capacitação da nova geração dos futuros profissionais do Direito. “É com grande satisfação que nós, da Amdepro, realizamos e participamos de eventos como este que, com certeza, irá contribuir para o aprimoramento profissional e jurídico de todos os acadêmicos presentes”, assegura.

A diretora geral da Faculdade Uniron, Nelice Batistelli, explica: “as rodas de conversa sobre Direitos Humanos, que ocorrem com nosso apoio desde março de 2017, complementam as funções pedagógicas da Faculdade e contribui – de forma singular – com a formação de nossos discentes. Além disso, esses encontros – cuja profundidade é uma marca, criam um canal de diálogo científico-prático entre os Defensores Públicos, pesquisadores científicos, os professores da Uniron e nossos alunos, participando todos da consolidação de uma cultura de proteção dos direitos humanos”.

Para os interessados em participar, a inscrição pode ser feita pelo site da Faculdade Uniron (inscreva-se aqui) até o dia 16 de maio. A entrada é solidária: 1 quilo de alimento não perecível. O evento disponibilizará certificação no total de 4 horas/aula.

Cronograma
08h30 – Abertura

8h40 às 9h30 – O Direito à busca pela felicidade
Convidado: Jaime Leônida Miranda Alves (Assessor do TJ/RO)
Debatedora: Marta Luiza Leszczynski Salib (Professora)

9h30 às 10h20 – O acesso aos Direitos Humanos da comunidade LGBTTIQ2+: Panorama e perspectivas
Convidado: Igor Veloso (Procurador do Estado de Rondônia)
Debatedor: Leonardo Werneck de Carvalho (Defensor Público)

10h20 às 10h30 – Intervalo

10h30 às 11h40 – Direito das pessoas com deficiência à luz da jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos
Convidada: Flávia Albaine (Defensora Pública)
Debatedor: Cesar Augusto Freitas Jacques (Professor)

A Defensoria Pública e a defesa das pessoas com deficiência
Convidado: Roberson Bertone De Jesus (Defensor Público)
Debatedor: Cesar Augusto Freitas Jacques (Professor)

11h40 às 12h30 – A inclusão social a partir da questão de gênero e sua defesa em ACP: o caso concreto de Buritis
Convidado: Elizio Pereira Mendes Junior (Defensor Público)
Debatedor: Vinicius Lemos (Professor)

Fonte da Notícia: Ascom Amdepro