20 de julho de 2015 10h00min - Atualizado em 20 de julho de 2015 às 10h00min

Marcus é empossado no cargo de DPGE; ele destaca a parceria entre os Poderes

  • A+
  • A-

A Defensoria Pública do Estado, no biênio 2015/2017, será conduzida pelo defensor público-geral do Estado, Marcus Edson de Lima,36, empossado pelo Conselho Superior da Defensoria Pública na sexta-feira, 17/07, em cerimônia ocorrida no Teatro Guaporé.

Ele substitui no cargo o até então defensor  público-geral, Antonio Fontoura Coimbra, nomeado na ocasião como subdefensor público-geral.

O novo defensor público recebe o capelo do defensor público Antonio Fontoura Coimbra, que deixou o cargo de DPGE

A solenidade contou com a presença do vice-governador, Daniel Pereira, do presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, do corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Daniel Lagos, do subprocurador –geral de Justiça, Osvaldo Luiz de Araújo, do presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcanti.

O novo defensor público recebe o capelo do defensor público Antonio Fontoura Coimbra, que deixou o cargo de DPGE

Participaram ainda, o corregedor-geral do Tribunal de Contas do Estado, Edilson de Sousa Silva, o defensor chefe da DPU em Rondônia, Thiago Mioto e o defensor público do Amazonas Helon Nunes, coordenador na Região Norte da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep). Outras autoridades também prestigiaram o evento.

Em seu discurso, Marcus Edson relatou, emocionado, sua trajetória de vida, agradecendo em especial aos pais, aos irmãos e a sua noiva, que o apoiaram incondicionalmente na longa e difícil caminhada para ser aprovado no concurso para defensor público. “Recordar o passado é a melhor forma de não esquecê-lo, e assim valorizarmos o que conseguimos por meio de muito esforço”, observou.

Ele agradeceu também ao defensor público Antonio Fontoura Coimbra por ter, enquanto DPGE, confiado a missão de ajudá-lo na condução da  Administração Superior, nomeando-o subdefensor público-geral. “Continuaremos essa parceria, Fontoura como subdefensor geral e eu como defensor público-geral. Tenho certeza que ele nos apoiará com sua experiência e sabedoria”.

O Poderes Executivo e o Legislativo, o Ministério Público, a OAB e o Judiciário também foram mencionados pelo DPGE empossado. O Executivo  merece destaque, de acordo com Marcus Edson de Lima, por acreditar  cada dia mais no avanço institucional da Defensoria Publica, entendendo que o crescimento reflete no interesse comum de melhorias para a população carente.

 Autoridades prestigiaram a solenidade

A menção especial  ao Legislativo, segundo o novo defensor público-geral, deve-se ao fato de a Casa de Leis  ter sido sempre parceira da instituição. “Para provarmos isso basta compararmos a nossa Legislação com a de outros estados mais evoluídos legislativamente”. Outro fator importante, de acordo com ele, é que a Casa de Leis sempre manteve, e não tenho dúvida que continuará mantendo, as portas abertas para a Defensoria Pública.

“Agradeço ainda ao Ministério Público e a OAB com quem sempre tive boa relação, inclusive com trabalhos conjuntos de repercussão nacional na tutela coletiva, e acreditando que a cada dia que passa devemos nos aproximar cada vez mais”.

Crescimento

Marcus Edson afirmou que sempre quis participar do crescimento de uma Defensoria Pública “e Deus me deu a missão de assim fazer no Estado de Rondônia, e com muita luta o farei até a minha aposentadoria, honrando o compromisso assumido quando  tomei posse como defensor público”.

Membros do Conselho Superior da DPE

Por fim, ele citou o constitucionalista José Afonso da Silva para mostrar a importância da Defensoria Pública para a população carente. “Cabe aos defensores públicos abrir os Tribunais aos pobres. É uma missão tão extraordinariamente grande que, por si só, será uma revolução, mas, também, se não cumprida convenientemente será um aguilhão na honra dos que a receberem e, por ventura, não a sustentarem”.

Paulista, Marcus Edson de Lima pertence à classe dos defensores públicos de 3ª Entrância. Ele integra o grupo dos membros mais jovens da DPE, que ingressou na instituição através do primeiro concurso realizado em 2008.
O defensor público-geral é formado em Direito pela Universidade de Taubaté (SP). Ele  já coordenou o Núcleo da Cidadania do Shopping Cidadão, na comarca de Ji-Paraná,  e durante três anos atuou como coordenador do Núcleo de Ações Coletivas, na comarca de Porto Velho.

Fonte: Ascom DPE/RO

Fonte da Notícia: