9 de abril de 2015 09h21min - Atualizado em 9 de abril de 2015 às 09h21min

Memorial da Defensoria Pública Brasileira

  • A+
  • A-

memorialCriada em março de 2014, a Assessoria de Aposentados da ANADEP já deixou uma marca na história da Defensoria Pública: O livro Memorial da Defensoria Pública Brasileira. Sob o tema Histórias e Estórias da construção da Instituição no Brasil. A publicação, que possui formato de e-book, foi redigida por defensores aposentados e da ativa, relatando fatos históricos ou peculiares vivenciados ao longo de sua carreira e seu trabalho em prol da Instituição. O projeto fez parte da 30º aniversário da Associação Nacional e foi lançado no dia 31 de março de 2015, durante a posse da nova diretoria da ANADEP.

Com 84 páginas, o Memorial apresenta relatos de 23 autores de seis estados: Alexandre Brandão Rodrigues (Rio Grande do Sul), Anthero Eloy Ferreira de Almeida Lins (Pará), Antonio Marques de Almeida – Por Antoniela Marques (Minas Gerais), Célio Erthal Rocha (Rio de Janeiro), Corizande de Oliveira (Minas Gerais), Ecilda Gomes Haensel (Rio Grande do Sul), Elenice Nunes Diniz (Minas Gerais), Fátima Maria Saraiva Figueiredo (Rio de Janeiro), Florisvaldo Dutra (Espírito Santo), Geraldo Affonso Pimentel Pereira de Araújo (Rio De Janeiro), Hugo Renato Lagranha (Rio Grande do Sul), Jayme Gomes (Espírito Santo), Joanes Vieira da Silva (Pará), José Antônio Coutinho (Pará), José Antônio Neves César (Minas Gerais), José Fabiano Coelho (Minas Gerais), Maria das Graças de Andrade Silva (Minas Gerais), Marilu Carvalho (Rio Grande do Sul), Roberto A. Reis (Rio de Janeiro), Roberto Freitas Filho (Piauí), Rogério Luiz M. da Silva (Minas Gerais), Sirlei Terezinha Feijó (Rio Grande do Sul) e Vera Carly Lopes (Espírito Santo). E ainda conta com a colaboração do defensor Sebastião De Lucas (Minas Gerais), que enviou uma obra histórica como doação à ANADEP.

O livro foi construído por um coletivo de ideias, se tornando tangível a partir do envio de textos, tanto por email quanto pelo correio. A publicação é bastante dinâmica com fotos, documentos, registros na imprensa, reportagens e até poesia. De acordo com a diretora da Assessoria de Aposentados (Gestão 2013/2015), Genice Selaimen da Silva, a construção da obra foi democrática e participativa. “A ideia de criar um Memorial da Defensoria Pública Brasileira surgiu da escuta aos defensores públicos aposentados, vozes que por muitos anos atuaram não apenas na defesa dos usuários da Instituição, mas na própria construção do órgão responsável hoje pelo acesso à justiça aos vulneráveis, no Brasil. Estas falas relatam, invariavelmente, trechos de uma história de lutas, iniciadas muito antes da efetiva implantação da Defensoria Pública no nosso país. Época de dificuldades, mas também de muita determinação. Outros tempos”, ressalta. O e-book teve a orientação editorial da jornalista, Anne Coutinho.

Clique aqui e confira na integra.

Fonte da Notícia: