16 de abril de 2020 09h47min - Atualizado em 20 de maio de 2020 às 20h49min

Presidente da Amdepro participa de Assembleia Geral online da Anadep

O presidente da Associação dos Membros da Defensoria Pública de Rondônia (Amdepro), Valmir Fornazari, participou, nesta quarta-feira (15), da Assembleia Geral Extraordinária da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), que pela primeira vez, ocorreu de forma online, pelo aplicativo Zoom. Durante a reunião, foram debatidos assuntos do âmbito legislativo, jurídico, entre outros temas de interesse da categoria.

O encontro foi marcado pela participação do deputado federal Professor Israel (PV/DF), que fez um panorama do trabalho legislativo no Congresso Nacional diante da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), bem como a discussão de projetos de lei que impactam o funcionalismo público.

“Tem sido uma luta difícil no Congresso Nacional. Precisamos estar vigilantes por causa da posição do governo sobre o Estado de uma forma geral. O servidor público é a bola da vez e a gente precisa enfrentar essa situação. Nós precisamos desfazer os mitos sobre as narrativas do governo sobre o serviço público”, pontuou o deputado federal.

Valmir Fornazari, presidente da Amdepro, afirmou que “a interação nacional das Defensorias Públicas, com as trocas de experiências positivas de cada Estado, nos auxilia sobremaneira no direcionamento da nossa atuação para combater o novo coronavírus e contribuir para a minimização dos danos nesse momento delicado”.

O presidente da Anadep, Pedro Paulo Coelho, também falou sobre o trâmite do trabalho legislativo, que tem sido feito virtualmente pela diretoria com auxílio da assessoria parlamentar. Ele falou do acompanhamento da PEC 10 e do PLP 149 que tramitam no Congresso no momento.

Outro ponto do encontro foi o balanço parcial da campanha associativa “Defensoras e Defensores Públicos Não Param”, apresentado pela vice-presidente da Anadep, Ricarta Ricarte e a assessora de comunicação, Karyne Graziane. A iniciativa tem por objetivo ressaltar a atuação da categoria durante a crise provocada pela Covid-19 no Brasil. Até o momento, já foram lançados vídeos sobre o trabalho da região Sul e Sudeste, além de notícias nos sites e redes sociais sobre o que está sendo feito nos estados.

Haverá também uma programação virtual ao longo do mês de maio – dedicado às comemorações do Dia Nacional da Defensoria Pública, Dia da Defensora Pública e Defensor Público.

Além da Amdepro, participaram da AGE, os representantes da ADPACRE, ADEPAL, ADEPAP, ADEPAM, ADEP-BA, ADPEC, ADEPES, AGDP, ADPEMA, AMDEP, ADEP-MS, ADEP-MG, ADEP-PA, APDP, ADEPAR, APIDEP, ADPERJ, ADPERN, ADPERGS, ADPER, APADEP, ADEPESC, ADPESE e ADPETO.

Fonte da Notícia: Ascom Amdepro