29 de novembro de 2017 10h11min - Atualizado em 29 de novembro de 2017 às 12h34min

Presidente da Amdepro participa de reunião do Conselho de Governança do Movimento Rondônia pela Educação

  • A+
  • A-

A presidente da Associação dos Membros da Defensoria Pública de Rondônia (Amdepro), Silmara Borghelot, participou, na terça-feira (28), da 6ª reunião do Conselho de Governança do Movimento Rondônia pela Educação. A iniciativa é promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) em parceria com outras entidades. A sessão contou com a participação do vice-governador, Daniel Pereira.

A campanha da Amdepro referente à música teve o aval do cantor Thedy Corrêa, autor da canção e vocalista da banda. “Ótima campanha. Vocês têm o meu aval, com certeza. Inclusive, tenho o interesse de ajudar na divulgação com o material produzido”, salientou o roqueiro, ressaltando que “a música conta a história de uma menina que vivia uma relação abusiva e era vítima de violência por parte do namorado”.

Durante a reunião, ocorreram adesões e também foram discutidos os temas como “Indicadores educacionais de Rondônia”, “Devolutiva Pedagógica Geekir Teste Enem” e “Equidade na educação: Uma agenda urgente para Rondônia”.

O Conselho tem como propósito de acompanhar as atuações e metas do Movimento Rondônia pela Educação, que visa zerar o analfabetismo entre os trabalhadores do estado. Além disso, integrar a escola, família e sociedade para melhorar a educação; implantar projeto de formação para gestores escolares; reduzir 80% da evasão escolar identificada no Estado; promover experiências que diminuam ou erradiquem a evasão escolar e promover 70% de escolaridade básica completa dos trabalhadores da indústria são as metas anunciadas.

Movimento Rondônia pela Educação
O projeto chegou a Rondônia após ser aplicado pela Federação de Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Segundo a Fiero, o projeto pretende promover alfabetização aos trabalhadores das indústrias, redução de evasão escolar entre outras metas. O movimento conta com um conselho de governança composto por 25 entidades que aderiram ao movimento desde a efetivação do projeto, na capital, para estabelecerem metas e ações prioritárias para o desenvolvimento da educação estadual.

O Conselho visa acompanhar a evolução das metas do Movimento e os indicadores de educação básica e profissional do Estado de Rondônia, tomando como referência o Plano Estadual de Educação. O objetivo também é propor ações complementares para o alcance das metas e a melhoria dos indicadores educacionais, em regime de colaboração e de articulação entre estado, municípios, instituições de ensino, terceiro setor e indústrias.

Fonte da Notícia: