23 de setembro de 2019 11h23min - Atualizado em 30 de setembro de 2019 às 19h53min

Presidente da Amdepro, Silmara Borghelot, participa do I Seminário das Ouvidorias Públicas em Porto Velho

  • A+
  • A-

Presidente da Amdepro, Silmara Borghelot (Foto: Apoana Dantas/Ascom DPE-RO)

A presidente da Associação dos Membros da Defensoria Pública de Rondônia (Amdepro), Silmara Borghelot, participou, na última semana, do I Seminário das Ouvidorias Públicas, que aconteceu no auditório da reitoria do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), em Porto Velho. O evento contou com a participação da população, representantes de movimentos sociais e autoridades para debater sobre “O papel das Ouvidorias Públicas na promoção do diálogo junto à sociedade civil”.

A mesa de abertura foi composta pelo defensor público-geral do Estado, Hans Lucas; além da diretora do Centro de Estudos da DPE-RO, Alessandra Martins Milaré; o reitor do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Uberlando Tiburtino Leite; a ouvidora-geral da DPE-RO, Valdirene de Oliveira; e a presidente da Amdepro, Silmara Borghelot.

Na ocasião, Silmara enfatizou a importância das Ouvidorias, movimentos sociais e Defensorias Públicas para a democracia. Destacou que o momento atual, em que os mais vulneráveis vêm sofrendo tantas violações de direitos, exige que esses atores continuem seu trabalho com mais afinco ainda, dado as tentativas de desmontes dessas instituições e retrocessos sociais.

“Também é importante o papel da mulher na sociedade e a DPE-RO está de parabéns, uma vez que um conselho composto exclusivamente de homens escolheu quem considerou mais capacitado para o cargo de ouvidor, e o fato de ser a única mulher que concorria não impediu que Valdirene fosse a eleita”, salientou Silmara.

I Seminário das Ouvidorias Públicas aconteceu no auditório do IFRO. (Foto: Apoana Dantas/Ascom DPE-RO)

Para a ouvidora-geral da DPE-RO, Valdirene de Oliveira, as Ouvidorias devem ser ferramenta de democracia participativa. “Quanto mais a sociedade civil participar de nossa gestão junto ao órgão, mais eficiente vai ser a atuação deste órgão. Hoje nós temos Ouvidorias Públicas funcionando em 14 Defensorias Públicas Estaduais. Temos o plano de ampliar para todas as 27 Defensorias dos estados e do Distrito Federal”, concluiu.

Veja mais fotos:

Fonte da Notícia: Ascom Amdepro