Presidente da Amdepro visita Acuda: “trabalho exemplar”, afirma Silmara Borghelot
A presidente da Associação dos Membros dos Defensores Públicos do Estado de Rondônia (Amdepro), Silmara Borghelot, realizou, na segunda-feira (23), uma visita às instalações da Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Acuda), em Porto Velho.
Silmara foi acompanhada da assistente social Fátima Aparecida da Silva, da Seção de Orientação e Fiscalização Institucional (Sofi); de Yonah Freire Souto e da psicóloga Adaluce Coelho Jorge, da Seção de Estudo Social e Psicológico (Sesp); da também assistente social Orquídea Monteiro, da Seção de Acompanhamento da Execução das MSE (SAEMS); da coordenadora da equipe técnica do 1º Juizado, Eliete Cabral de Lima, e da auxiliar da coordenação do 1º Juizado Maria da Conceição Marques; além da professora em práticas restaurativas, Mônica Mumme, que também é psicóloga.
Para a presidente da Amdepro, o trabalho que lhe foi apresentado é exemplar e tem se mostrado como uma solução de diminuir expressivamente o índice de reincidência. “Os artesanatos feitos pelos reeducandos são vendidos em uma loja no local. Há, também, serviços de mecânica, alinhamento e balanceamento”, enfatizou Silmara.
O diretor-geral, Rogério Araújo, contou que se trata de um projeto no qual propõe-se, não apenas a reinserção social dos reeducandos, mas a cura de seus problemas psicológicos através de terapias milenares.
“Os reeducandos cumprem suas penas de forma humanizada e conscientes da autoresponsabiliazação. É aplicado um processo terapêutico, não religioso com técnicas milenares, como Reiki, meditação, massoterapia, dança, entre outras”, ressaltou.
Horário de atendimento da loja: das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
Fonte da Notícia: