PROPOSTAS DA AMDEPRO SÃO ENTREGUES AOS CANDIDATOS AO GOVERNO – Atualizada
Ao longo de toda essa semana a diretoria da AMDEPRO, encontrou com os candidatos ao Governo do Estado para entregar propostas que visam estreitar compromisso na inclusão da Defensoria Pública no plano de governo. O documento “Proposta de Governo para Democratização do Acesso à Justiça e Fortalecimento da Defensoria Pública”, reivindica ampliação da assistência jurídica aos mais carentes e fortalecimento institucional do órgão. A Defensoria está ausente em quase metade das comarcas, o quadro é insuficiente e onde existem defensores falta estrutura.
Encontros
Na segunda-feira (01) pela manhã, o encontro foi com o candidato do PSOL, Pimenta de Rondônia em seu escritório político. No mesmo dia, à tarde, os defensores foram ao encontro do candidato do PSDB Expedito Junior. Terça-feira (02) foi à vez do atual Governador e candidato a reeleição pelo PMDB, Confúcio Moura. No dia seguinte o encontro foi com Padre Ton, candidato do PT.
Pimenta de Rondônia
Durante o encontro Pimenta disse que se identifica com o trabalho realizado pela Defensoria Pública. “Se por ventura nosso projeto político for contemplado nas eleições, na minha vontade e dignidade de pessoa, vou continuar apoiando e defendendo as instituições que beneficiam o povo e o Estado”, declarou.
Expedito Junior
Já Expedito Junior afirmou que vai analisar o documento e os pontos mais importantes serão debatidos com sua assessoria para serem incluídos no plano de governo. Devido a necessidade de conhecer a realidade em que assumiria o Governo, o candidato ressaltou a necessidade de manter um canal de diálogo sempre aberto com as instituições. “Contarei com o apoio das instituições públicas para me ajudar a governar Rondônia”.
Confúcio Moura
Nesta terça-feira, a diretoria esteve reunida com o candidato do PMDB, Confúcio Moura, que busca reeleição. O candidato mostrou-se sensibilizado com as reivindicações voltadas para as camadas sociais mais necessitadas da população, como justiça, moradia, saúde, educação básica, segurança e liberdade. Avaliou a proposta como positiva, prometeu que no seu segundo mandato dará mais atenção a Defensoria Pública, melhorando a parte física e chamando os concursados.
Padre Ton
O candidato acompanhado por sua vice, Fatinha, afirmou que a Defensoria Pública já está em seus planos de governo desde quando seu nome foi cogitado para pleitear o cargo. Mostrou-se ciente quanto à falta de estrutura da instituição. “Junto com a vice Fatinha, firmei compromisso de fortalecer a Defensoria Pública de Rondônia, para que nossos defensores possam ampliar seu trabalho, e atender em melhores condições as pessoas carentes que precisam de assistência jurídica.”
Perspectiva
Na opinião de André Vilas Boas os encontros foram produtivos na medida em que foi possível mostrar para os candidatos as necessidades da Defensoria Pública e os anseios da classe. “Nossas demandas buscam uma Defensoria fortalecida, que ampliam o acesso à justiça e que promova uma sociedade mais justa e igualitária”.
Atualização
Após publicação desta matéria, a candidata Jaqueline Cassol, respondeu ao convite enviado. No dia 18 deste mês ela recebeu a diretoria da Amdepro.
Jaqueline Cassol
A candidata disse que conhece bem a realidade da DPe, pelo fato de já ter trabalhado na instituição. Classificou a Defensoria como órgão essencial para que a população mais carente tenha acesso a justiça. “A partir do momento que você aparelha a defensoria, nós garantimos um melhor trabalho de assistência a sociedade”, declarou.
Fonte da Notícia: