Secretária-geral da Amdepro participa de Audiência Pública da Câmara dos Deputados

A Secretária-Geral da Associação dos Membros da Defensoria Pública de Rondônia (Amdepro) e membra da Comissão de Política Criminal, Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Lara Maria Tortola, participou da 21ª Reunião Ordinária da Comissão Especial da Câmara dos Deputados de Brasília. O encontro online, realizado no início do mês, tinha objetivo de emitir parecer sobre o Projeto de Lei nº 8045 de 2010 em Brasília, do Senado federal, que trata do novo Código de Processo Penal.
A Defensora Pública afirma que “o direito processual penal é considerado termômetro democrático, pois atinge desde o direito à liberdade até os direitos políticos”, disse Lara Tortola, ressaltando os pontos sensíveis apresentados pelo projeto de Lei que impactam diretamente a atuação da Defensoria Pública quanto à defesa dos assistidos.
Apontamentos sobre o novo Código Penal
Ao fazer o uso da palavra, Lara Tortola elogiou o privilégio no substitutivo pelo uso de mandados para comunicações processuais, sobretudo em razão da necessidade de o processo penal manter formalidades e estar atento à população defendida pela Defensoria, em razão da vulnerabilidade tecnológica que lhe é característica.
Lara também apontou a necessidade de o Código adotar teoria das nulidades que permita controle da legalidade no processo penal, de modo a respeitar o devido processo legal garantido constitucionalmente. “O texto do substitutivo sobre nulidades não se diferencia do cenário atual, permitindo amplas interpretações do texto não raro em prejuízo da defesa”, conclui.
Fonte da Notícia: Ascom Amdepro com informações da DPE-RO