2 de março de 2018 15h02min - Atualizado em 5 de março de 2018 às 18h22min

“A Defensoria Pública exerce papel essencial na luta contra o preconceito e a desigualdade.”

  • A+
  • A-

A defensora pública Flávia Albaine Farias da Costa é a segunda entrevistada da campanha #SouDefensora da Associação dos Membros da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (AMDEPRO). A campanha segue até o dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher.

Flávia ingressou como defensora pública no III Concurso da DPE-RO. A defensora atua nas Comarcas de Colorado do Oeste e Cerejeiras, em todas as atribuições. Para ela, o Dia Internacional da Mulher especial por enfatizar a luta das mulheres pela sua valorização e empoderamento.

“A Defensoria Pública exerce papel essencial na luta contra o preconceito e a desigualdade, já que é agente de transformação social e agente de promoção dos direitos humanos. A luta pelo empoderamento da mulher passa por esses dois aspectos, além de outros relacionados a atividade da Defensoria Pública.”

 

Confira a entrevista na íntegra:

 

Quando entrou na DPE-RO?

– Entrei na DPE RO em 13/10/2016.

 

Atua em qual/quais comarcas e áreas?

– Atuo nas Comarcas de Colorado do Oeste e Cerejeiras, em todas as áreas, pois sou a única Defensora da Comarca.

 

O dia 8 de março marca a luta das mulheres pela garantia de direitos e igualdade. Em sua opinião, o que torna essa data especial para as mulheres?

– Essa data é especial por enfatizar a luta das mulheres pelo sua valorização e empoderamento.

 

Partindo do princípio de que você vive cotidianamente defendendo esses direitos, você tem visto avanços na sociedade?

– Sim, tenho visto alguns avanços. Mulheres ocupando cargos e exercendo atividades que até então eram exclusivas de homens. Além do respeito crescente e o combate ao machismo.

 

Como você vê o papel da defensora pública na luta contra o preconceito e a desigualdade?

– A Defensoria Pública exerce papel essencial, já que é agente de transformação social e agente de promoção dos direitos humanos uma vez que a luta pelo empoderamento da mulher passa por esses dois aspectos, além de outros relacionados a atividade da Defensoria Pública.

 

Em sua opinião, quais os principais fatores que ainda necessitam de avanços para que as mulheres alcancem efetivamente a igualdade de direitos?

– Um fator essencial que ainda precisa ser observado é o combate a cultura do machismo.

 

Fonte da Notícia: